quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sierva Maria de Todos los Angeles

Recordando os livros de García Maquez que já havia lido, lembrei-me desse: Do Amor e de Outros Demônios. Por acaso, num sábado de tarde, na casa de minha avó, passei em revista pelos poucos livros de minha tia que havia na estante. Estava inquieta e queria algo para ler, mas não sabia o que escolher. Fui procurando com o dedo e com o coração agitado, mal sabia que estava a um passo de conhecer o grande amor da minha vida, um homem que mudou meu caminho, meu sentido, meu modo de ver o mundo!
Esse homem de mais de oitenta anos mostrou-me as aventuras da viúva Montiel, a Mamãe Grande, os Buendía, o Melquíadez, a cabeleira de cobre de 22 metros e 11 centímetros de Sierva Maria de Todo Los Angeles, Estevan que se afogou de tanta beleza e a pobre Cândida Erendira que sofrera tanto nas mãos de su abuela!
Escolhi, então, naquela tarde, um livro de capa violeta, como uma moça nua na capa e com grandes cabelos vermelhos. Ao ler a primeira linha: um cão com uma estrela na testa... Pensei, não te largarei mais!
Hoje sinto que o caminho ficou mais doce apesar das inúmeras amêndoas amargas que encontramos e no fim, tudo teria sido diferente se não tivesse me perdido no mar de palavras de Gabriel García Marquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário